Juntos somos mais fortes.

Sistema de Ensino

A Creche Sonho Infantil desenvolve atividades didático-pedagógicas voltadas para a Educação Infantil, estruturada em quatro níveis, conforme a faixa etária dos alunos, de acordo com a legislação vigente. A Instituição oferece um Projeto Social (SCFV – Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos) divididos em dois níveis:

  1. Crianças na faixa etária de 03 meses a 01 ano - Berçário I (período integral).
  2. Crianças na faixa etária de 01 ano a 02 anos - Berçário II (período integral).
  3. Crianças na faixa etária de 02 anos a 02 anos e 11 meses - Maternal I (período integral).
  4. Crianças na faixa etária de 03 anos à 03 anos e 11 meses – Maternal II (período integral).
  5. Projeto social: Usuários na faixa etária de 04 a 05 anos – Semear (contraturno escolar).
  6. Projeto social: Usuários na faixa etária de 07 a 10 anos – Florescer (contraturno escolar).

O atendimento é diário e em horário integral, constituído de 10 (dez) horas de atividades no período de 7h às 17h.

O Currículo educacional da Creche abrange toda ação educativa que envolve o conjunto de decisões e ações voltadas para obtenção dos objetivos educacionais.
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular têm como eixo integrador – Educar e Cuidar, brincar e Interagir, juntamente com os eixos gerais do Currículo da Educação Básica: diversidade, sustentabilidade humana, cidadania e aprendizagens, garantindo experiências que:

  1. Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
  2. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
  3. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
  4. Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
  5. Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar.
  6. Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;
  7. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
  8. Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
  9. Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais; propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras.

Na Educação Infantil o cuidar e o educar caminham juntos, com o objetivo de ampliar o universo da criança através de suas experiências, conhecimentos e habilidades.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que veio para garantir a aprendizagem igualitária a todos os estudantes do Brasil, independente de escolas públicas ou privadas. Vem garantir e assegurar o desenvolvimento das 10 competências gerais pedagógicas, os direitos de aprender e se desenvolver.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

A Creche Sonho Infantil em parceria com a Secretaria de Assistência Social oferece o Projeto Social – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que busca o desenvolvimento de atividades com crianças e seus familiares. Tendo como objetivo fortalecer vínculos de afetividade e cuidado, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e vulnerabilidade.

O SCFV possui como característica, a organização e execução de atividades mediante os seguintes eixos norteadores:

Convivência Social: Eixo principal, que trata dos aspectos ligados aos espaços de convivência e seu potencial de viabilização da superação das vulnerabilidades sociais mediante um processo de construção e fortalecimento dos vínculos relacionais e de pertencimento que promovam a proteção e a garantia de direitos.

Participação: Eixo direcionado ao processo de democratização, e de reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direito em formação e com efetiva participação social.

De acordo com os eixos norteadores, a definição das atividades do SCFV para crianças de 0 a 6 anos, tem por finalidade manter as especificidades de cada indivíduo, fortalecer vínculos familiar e social, propiciar conhecimentos sobre direitos e deveres, despertando o senso crítico e oferecendo oportunidades de adquirir conhecimentos que possam colaborar na formação do cidadão.

Refere-se a competências pessoais, que cada indivíduo, cuidador(a) ou criança, precisa desenvolver ou reforçar para estabelecer relações interpessoais (e com os contextos de vivência) qualificadas.

Refere-se a competências que precisam ser desenvolvidas primeiramente entre os(as) cuidadores(as) para que estes, a partir de sua ação, olhar e exemplo, possibilitem a aquisição por parte das crianças de competências pessoais e relacionais.

Refere-se a competências relacionais fundamentais para a relação além do binômio criança-cuidador(a) e do convívio criança-família em termos de comunicação, empatia, cooperação, respeito e sociabilidade.

Refere-se ao desenvolvimento de competências em uma esfera mais ampla de vivência, que expande a noção de direitos e deveres dos sujeitos, favorecendo-lhes o reforço de competências pessoais e interpessoais e os firmando, por fim, como cidadãos.

Para o público de 6 a 15 anos, o SCFV visa preparar crianças e adolescentes para o exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia.

Objetivos específicos do SCFV para esta faixa etária:

  1. Complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
  2. Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
  3. Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
  4. Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
  5. Contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema.