A Creche Sonho Infantil desenvolve atividades didático-pedagógicas voltadas para a Educação Infantil, estruturada em quatro níveis, conforme a faixa etária dos alunos, de acordo com a legislação vigente. A Instituição oferece um Projeto Social (SCFV – Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos) divididos em dois níveis:
O atendimento é diário e em horário integral, constituído de 10 (dez) horas de atividades no período de 7h às 17h.
O Currículo educacional da Creche abrange toda ação educativa que envolve o conjunto de decisões e ações voltadas para obtenção dos objetivos educacionais.
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular têm como eixo integrador – Educar e Cuidar, brincar e Interagir, juntamente com os eixos gerais do Currículo da Educação Básica: diversidade, sustentabilidade humana, cidadania e aprendizagens, garantindo experiências que:
Na Educação Infantil o cuidar e o educar caminham juntos, com o objetivo de ampliar o universo da criança através de suas experiências, conhecimentos e habilidades.
A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que veio para garantir a aprendizagem igualitária a todos os estudantes do Brasil, independente de escolas públicas ou privadas. Vem garantir e assegurar o desenvolvimento das 10 competências gerais pedagógicas, os direitos de aprender e se desenvolver.
A Creche Sonho Infantil em parceria com a Secretaria de Assistência Social oferece o Projeto Social – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que busca o desenvolvimento de atividades com crianças e seus familiares. Tendo como objetivo fortalecer vínculos de afetividade e cuidado, além de prevenir a ocorrência de situações de exclusão social e vulnerabilidade.
O SCFV possui como característica, a organização e execução de atividades mediante os seguintes eixos norteadores:
Convivência Social: Eixo principal, que trata dos aspectos ligados aos espaços de convivência e seu potencial de viabilização da superação das vulnerabilidades sociais mediante um processo de construção e fortalecimento dos vínculos relacionais e de pertencimento que promovam a proteção e a garantia de direitos.
Participação: Eixo direcionado ao processo de democratização, e de reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direito em formação e com efetiva participação social.
De acordo com os eixos norteadores, a definição das atividades do SCFV para crianças de 0 a 6 anos, tem por finalidade manter as especificidades de cada indivíduo, fortalecer vínculos familiar e social, propiciar conhecimentos sobre direitos e deveres, despertando o senso crítico e oferecendo oportunidades de adquirir conhecimentos que possam colaborar na formação do cidadão.
Refere-se a competências pessoais, que cada indivíduo, cuidador(a) ou criança, precisa desenvolver ou reforçar para estabelecer relações interpessoais (e com os contextos de vivência) qualificadas.
Refere-se a competências que precisam ser desenvolvidas primeiramente entre os(as) cuidadores(as) para que estes, a partir de sua ação, olhar e exemplo, possibilitem a aquisição por parte das crianças de competências pessoais e relacionais.
Refere-se a competências relacionais fundamentais para a relação além do binômio criança-cuidador(a) e do convívio criança-família em termos de comunicação, empatia, cooperação, respeito e sociabilidade.
Refere-se ao desenvolvimento de competências em uma esfera mais ampla de vivência, que expande a noção de direitos e deveres dos sujeitos, favorecendo-lhes o reforço de competências pessoais e interpessoais e os firmando, por fim, como cidadãos.
Para o público de 6 a 15 anos, o SCFV visa preparar crianças e adolescentes para o exercício de sua cidadania por meio da participação social, assegurando dessa forma o desenvolvimento do seu protagonismo e da sua autonomia.